Aerocondensador, Ilanga, África do Sul

Aerocondensador, Ilanga, África do Sul

As novas Centrais de produção de Energia Solar Concentrada (CSP) de Kathu e Ilanga, localizada a 35 quilómetros a leste da cidade de Upington na região de Northern Cape, são de 100 megawatts (MW) cada com tecnologia de calha parabólica e sistema de armazenamento de sal para 4,5 horas de capacidade que será executado sob um contrato chave-na-mão no valor de cerca de 550 milhões de euros.

Estas Centrais são integradas no Programa Produtor de Aquisições da África do Sul Renovável de Energia Independente (REIPPPP), para adquirir um adicional de 1,8 GW de capacidade de energia renovável.

A Gravidade foi responsável pela projecto estrutural dos condensadores refrigerados a ar, desde a concepção ao projeto detalhado. Este equipamento possui um total de 18 módulos de refrigeração suportados por uma estrutura metálica contínua de 97m de comprimento, 41m de largura, 30m de altura e 1000 ton de aço estrutural. Sistema estrutural de pórticos contraventados para resistir às cargas permanentes, de operação e vento.

Local: Ilanga, África do Sul

Cliente: Sener | Esindus

Âmbito: Concepção e Projecto de Execução

Data: 2016