Arena Juventude – Rio2016

Arena Juventude – Rio2016

A Arena Juventude é uma das principais infraestruturas construídas de raiz do Parque Olímpico de Deodoro.

Tem uma capacidade máxima para 5000 espectadores e recebeu durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio 2016 as competições de basquetebol, esgrima do pentatlo moderno e esgrima em cadeira de rodas.

Trata-se de uma infraestrutura idealizada como espaço multiusos na sua operação corrente, após a realização dos Jogos Olímpicos do Rio 2016.

Na Arena Juventude, a concepção arquitectónica assume declaradamente a estrutura, tornando-se uma parte significativa e relevante na imagem e percepção da obra.

Trata-se de um edifício de grande volumetria, com planta rectangular de 103.50×87.00m e altura total de 40.60m.

Na Arena, destaca-se a envolvente em estrutura metálica, com cobertura constituída por treliças tubulares tridimensionais com 70m de vão e pilares de grande esbelteza. Os pisos de serviços e acesso às bancadas são em estrutura mista aço-betão. As bancadas são elementos de betão armado pré-fabricado apoiados sobre a estrutura metálica do edifício. O embasamento do edifício, que alberga as áreas técnicas, é em betão armado. As fundações são profundas, através de estacas moldadas de 0.60m de diâmetro com maciços de encabeçamento. O conjunto totaliza 1 800ton de aço estrutural, 610ton de armaduras passivas e 5 600m³ de betão.

A GRAVIDADE, em parceria com a Focus Group, integrada no consórcio projetista vencedor do concurso público internacional lançado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, foi responsável pela coordenação das Estruturas e Fundações e pela elaboração do projecto de Estruturas, tendo a empresa Tetraplano elaborado o projeto das Fundações.

Fotografias: Brasil2016.gov.br / Heusi Action Images

Local: Rio de Janeiro, Brasil

Cliente: Prefeitura do Rio, Ministério dos Esportes | Focus group

Âmbito: Coordenação, Concepção e Projecto de Execução

Data: 2013-2015