Edifício de Habitação e Comércio na Rua dos Anjos, Lisboa

 Edifício de Habitação e Comércio na Rua dos Anjos, Lisboa

Reabilitação de um edifício de habitação e comércio localizado no nº 10 da Rua dos Anjos, em Lisboa.

Trata-se de um edifício com uma implantação de cerca de 390m2, com piso térreo e cinco pisos elevados, que totaliza uma área de construção de cerca de 2.150m2. Os dois edifícios pré-existentes encontravam-se totalmente demolidos pelo que a intervenção dita de reabilitação é meramente formal, cingindo-se à reposição do aspeto das fachadas originais, e tratando-se na prática de uma construção de raiz.

A Gravidade foi responsável pelos projectos de Licenciamento e Execução de Estruturas, Fundações, Escavação e Contenção Periférica e pela coordenação das restantes especialidades de engenharia.

A concepção da estrutura procurou minimizar o espaço de estaleiro e o tempo de construção, dados os constrangimentos existentes no local. Foi assim desenvolvida uma estrutura mista aço-betão. As fachadas e paredes perimetrais são constituídas por um conjunto de pórticos em betão armado. As lajes são mistas, com cofragem colaborante e as vigas e pilares interiores são metálicos. As fundações são indirectas, através de micro-estacas.

 

Local: Lisboa

Cliente:  Arkhétypos |  Libertas

Arquitectura: Arkhétypos Atelier de Arquitectura

Âmbito: Concepção e Projecto de Execução

Data: 2017