Obras de arte da EN222-2 da ligação Resende – Felgueiras

Obras de arte da EN222-2 da ligação Resende – Felgueiras

Obras de Arte da Estrada Nacional EN222-2 na ligação entre Resende e Bigorne, no concelho Viseu. O traçado inclui um viaduto e várias obras de arte correntes.

O Viaduto situa-se nas imediações de Resende numa zona de terreno acidentado, em meia-encosta junto ao Rio Douro. O traçado em planta é em curva acentuada e o perfil longitudinale em trainel com 9%.

A solução estrutural adoptada consiste num tabuleiro contínuo de 9 vãos, em betão armado pré esforçado, com vãos correntes de 55m, suportado por pilares e por encontros perdidos também em betão armado. O comprimento total do tabuleiro é 475m. Este é um caixão unicelular, com 2.50m de altura e 12.50m de largura total.

A obra foi dotada de quatro dispositivos de amortecimento sísmico, dois em cada encontro, que permitem aumentar o amortecimento através da dissipação de energia e controlar os deslocamentos sob a acção sísmica.

As fundações dos pilares são directas por sapatas do lado de Resende e indirectas através de micro-estacas do outro lado.

Local: Resende, Viseu

Cliente: Câmara Municipal de Resende

Âmbito: Concepção e Projecto de Execução

Data: 2011